Como Criar uma Campanha de Email Marketing?

Criar uma campanha de email marketing é de fundamental importância para qualquer negócio online. Esta ferramenta é a responsável por gerar tráfego e principalmente se relacionar com os clientes. Quando bem utilizada pode fazer com que o negócio na internet seja um verdadeiro sucesso.

Segundo um estudo, um leitor leva cerca de 51 segundos para ler uma newsletter na caixa de entrada. Somente 19% dos contatos realmente leem a newsletter. Já a quantidade de pessoas que não leem o conteúdo completamente é de 35%.

Não importa qual é a estratégia de marketing utilizada pelo empreendedor, em algum momento será preciso enviar algum email para os clientes. Este momento sempre vai chegar independentemente do empreendedor ter um blog de fofocas ou loja virtual.

Existem muitas vantagens na campanha de email marketing que não devem ser ignoradas. O site fica mais exposto e reforça a fidelidade dos clientes quando é formulada uma estratégia de email de sucesso. Mais se isso for feito de forma errada o site será prejudicado e ainda terá perdido esforço, tempo e dinheiro .

O primeiro cuidado a se ter é na criação da lista de contatos. Após isso, basta seguir as próximas dicas para fazer uma campanha de email marketing bem sucedida:


1. Evitar a lixeira

Para que uma campanha de email marketing seja bem sucedida é muito importante que a lixeira seja evitada. É preciso que os filtros de spam sejam evitados para que o cliente consiga ver o email. Os provedores de internet fazem uso deste filtro para controlar o que é recebido na caixa de entrada.

Uma obrigação que todo empreendedor digital possui é não levantar nenhuma suspeita. Algumas palavras como OFERTA, DESCONTO ou GRÁTIS devem ser usadas com bastante cuidado. Jamais usá-las no campo Assunto que existe no email e evitá-las ao máximo dentro do texto/corpo.

2. Oferecer conteúdo valioso


É preciso que o conteúdo dos emails seja interessante e relevante para que o destinatário tenha o interesse despertado. Dar aos clientes um benefício para que o email enviado seja aberto.

Por exemplo, o empreendedor possui uma loja virtual. Neste caso, um ótimo conteúdo é o anúncio de novos produtos ou uma promoção especial. No geral, é preciso garantir que o conteúdo é interessante e amigável para fazer com que visitem o site atrás de mais conteúdo. 


3. Usar links

Depois dos filtros de spam serem enganados e o conteúdo do email decidido, é preciso garantir que os destinatários poderão visitar o site direto do email. Isso pode ser feito com texto ou gráficos.

Mas é preciso fazer todo o possível para que a chance do destinatário dar um click no link seja maximizado. O método mais eficiente de obtenção de cliques é através de texto com hiperlink. Destacá-lo do texto com um sublinhado ou negrito ou modificar a cor é uma ótima ideia.

4. Ser consistente


Se o pretendido é enviar emails semanalmente ou mensalmente, é importante que haja planejamento para que um cronograma seja mantido.

Isso permite que as pessoas esperem pelo conteúdo. Ao permanecer fiel ao planejamento, o dono do negócio estará trabalhando ao seu favor no futuro.

Existem muitas ferramentas e aplicativos que permite que o envio de emails seja agendado. Isso facilita a manutenção do cronograma e garante que o conteúdo terá regularidade enquanto que evita-se enviar emails demais.

Aliás, este é um risco muito grande, pois pode fazer com que o empreendedor seja taxado de spammer. Com certeza não é isso que o dono de um blog ou site deseja.


5. Dividir a audiência

A campanha de email marketing deve ser personalizada para o público-alvo. Isso é feito filtrando e separando a lista de emails levando em consideração diversos fatores que são importantes para o negócio ou produto: poder aquisitivo, localidade, sexo entre outros.

Também é preciso levar em consideração todos os resultados das campanhas realizadas anteriormente como: taxa de abertura dos emails, compras anteriores entre outros fatores.

6. Usar um título chamativo


Um título bastante eficiente numa campanha de email marketing é o que diz ao usuário: "aqui tem algo que é importante e você precisa!". A única função do subject line (assunto) é fazer com que o destinatário abra o email.

Não é preciso que ele informe ou vende o produto, mas que seja interessante o suficiente para que a pessoa clique e abra o email. Ao criar o título o ideal é que ele tenha entre 25 e 40 caracteres, pois este tamanho é o que dá um resultado maior .


Resumindo

Para que uma campanha de email marketing seja criada com sucesso, é preciso ter atenção a diversos pontos. Evitar os filtros de spam para que o email não vá para a lixeira e criar um título chamativo são alguns deles. Além do mais, um conteúdo de qualidade pode garantir que o destinatário fique fiel ao blog ou site.


Agora para que o conteúdo fique completo assista as vídeo aulas baixo:

Se você não têm lista de emails

Assista também essa vídeo aula sobre como escrever uma sequência de emails

e Por fim as estratégias...

Forte Abraço!

© 2016 Blog do Tiago. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora